Contrato Empréstimo

Denominamos de Contrato de Empréstimo documento assinado entre as partes em que ficam registrados os termos do acordo estabelecido entre o banco e o cliente tomador do empréstimo e onde se especificam, prazos, taxas, e outros itens que se julgue importante no ato e de acordo com o tipo de empréstimo. Ultimamente várias tentativas vêm sendo feitas no sentido de tornar os Contratos de Empréstimos mais claros.

Muitas ações vêm sendo ajuizadas por falta de Contratos de Empréstimos , principalmente no caso dos empréstimos consignados, e também pela ocorrência de inúmeras fraudes. Procurando resolver esses problemas vem sendo criadas regra mais rígidas a respeito das exigências quanto aos Contratos de Empréstimos que devem ser assinados pelos tomadores do empréstimo consignado, autorizando a operação, ficando também proibida a obtenção do empréstimo por telefone.

Está em tramitação lei que obriga as instituições financeiras a especificar no Contrato de Empréstimo, seja ele emprestimo compulsório ou pessoal, o valor principal e os juros embutidos em cada parcela do financiamento. Também já existem decisões judiciais beneficiando o tomador do empréstimo, devido a falta de linguagem clara e objetiva no Contrato de Empréstimo. Todas essas medidas buscam resguardar os direitos dos cidadãos que ao buscarem financiamentos assinam Contratos de Empréstimos, que por causa dos termos empregados, não compreendem a extensão das obrigações que estão assumindo.

Confira emprestimo pessoal se consulta.

Gostou do artigo sobre Contrato Empréstimo? Veja mais sobre Emprestimo aqui!